sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouco do todo

Queria pedir um tempo,pedir para todo mundo parar até eu conseguir entender tudo.Minhas tentativas e minha preocupação,é claro,foram fúteis.Quanto mais eu prestava atenção no tempo,mais depressa ele corria.Se eu pudesse ter me divido em várias,teria feito isso de bom grado,de modo a não perder um só instante da vida.Se você correr atrás da vida com sofreguidão demais,ela leva à morte.Em determinado momento,você precisa parar,porque o tempo não vai parar.Você precisa reconhecer que não vai pegá-lo,você precisa relaxar e ficar sentada e deixar o contentamento vir até você.
Relaxar,obviamente,é uma empreitada assustadora para aqueles de nós que acreditam que o mundo só gira porque tem uma alavanca em cima que nós mesmos giramos e que,se largássemos essa alavanca por um instante que fosse,bem,seria o fim do universo.Fique sentada bem quietinha e ponha um fim à sua participação incessante.Veja o que acontece.No final das contas,os pássaros não despencam mortos do céu no meio do vôo.As árvores não murcham nem morrem.A vida continua.
O que lhe dá tanta certeza de que o seu microgerenciamento de cada instante deste mundo é tão essencial?Por que você não esquece isso?Em vez de pensar que eu era um fracasso,será que eu poderia talvez aceitar que sou apenas um ser humano,um ser humano normal,inclusive?Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável,pode ser qualquer coisa,desde sua casa aos seus antigos ressentimentos e embarcar numa jornada em busca da verdade e se você tem mesmo a vontade de considerar tudo o que acontece nessa jornada como uma pista e se você aceitar cada um que encontrar no caminho como professor e se estiver preparada,acima de tudo,para encarar e perdoar algumas realidades bem difíceis sobre você mesmo,então a verdade não lhe será negada.
Com o tempo,você vai vivenciar a verdade de que tudo,tanto o que é desconfortável quanto o que é delicioso,um dia vai passar.Comecei a pensar em quanto tempo da minha vida eu gasto me debatendo de um lado para o outro,procurando ar ou desvencilhando-me de alguma preocupação desconfortável ou então saltitando alegremente em direção de mais prazer ainda.E me perguntei se poderia ser útil para mim e para todos aqueles que carregam o fardo de me amar se eu conseguisse aprender a ficar parada e suportar um pouco mais sem me deixar sempre arrastar pela estrada esburacada das circunstâncias.
Eu aprendi,com muito custo,que,sobre metade do destino você não tem o menor controle,a outra metade está completamente na sua mão.Posso decidir como gasto o meu tempo,com quem interajo,com quem compartilho o meu corpo,minha vida,meu dinheiro e minha energia.Posso decidir o que como,o que leio e o que estudo.Posso escolher como vou encarar as circunstâncias desafortunadas da minha vida,se as verei como maldições ou como oportunidades e quando não tiver forças para adotar o ponto de vista mais otimista,porque estou sentindo pena demais de mim mesma,posso decidir continuar tentando mudar minha atitude.
Posso escolher minhas palavras e o tom de voz que falo com os outros.E acima de tudo,posso escolher os meus pensamentos.E agora eu penso que sou uma ilha e essa ilha já passou por algumas guerras,é verdade,mas agora está comprometida com a paz,com novas políticas para proteger o lugar,uma ilha bonita e orgulhosa que está apenas começando a cultivar a tranquilidade.
Todos já desistiram de mim e me classificaram como diferente demais.Criei uma reputação de ser uma pessoa que,se alguém diz para fazer alguma coisa,quase certamente fará o contrário.As pessoas me consideram uma pessoa difícil.Também sou muito esquentada.Tenho a reputação de precisar ouvir um bom motivo para fazer alguma coisa antes de fazer.Eles me dão boas razões,mas razões que eu não considero boas o suficiente.
Às vezes eu me pergunto o que eu estou fazendo aqui,por que não me pareço em nada com eles,eu quero correr o mundo.Quero poder valorizar o que eu tenho.Continuar a cultivar a gratidão,tocar a minha vida para frente,encontrar alguém novo para amar um dia,levar o tempo que precisar para sarar.A mudança só aparece depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário